Os tratamentos para bipolaridade — que pode ser descrito como uma condição psiquiátrica que se caracteriza por alterações de humor que podem variar entre períodos de mania, hipomania e depressão — têm como objetivo reduzir a intensidade e a frequência dos episódios maníacos ou depressivos, bem como melhorar a qualidade de vida do paciente.
Em linhas gerais, os tratamentos para a condição podem envolver:
- medicamentos estabilizadores de humor, que são usados para reduzir a intensidade e a frequência dos episódios maníacos e depressivos;
- os remédios antipsicóticos, que são utilizados, principalmente, para tratar episódios maníacos graves e sintomas psicóticos; e
- terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamentos que contribuem para o transtorno bipolar.
Como escolher bons tratamentos para bipolaridade?
A seleção de um tratamento para o transtorno bipolar irá depender das características e das necessidades apresentadas pelo paciente em questão.
Em alguns casos, por exemplo, apenas a administração de medicamentos é suficiente para proporcionar ao indivíduo uma boa experiência.
Contudo, em outras situações, a realização de um acompanhamento próximo pode ser recomendada, uma vez que o paciente, em casos mais avançados, costuma precisar de assistência.
Para descobrir o tratamento mais efetivo para você ou para um familiar, é fundamental contar com a expertise de uma empresa referência no segmento.
A Clínica Médica Assis, que está localizada em São Paulo, oferece aos seus pacientes serviços de alta qualidade desde 2007.
Com uma equipe de profissionais especializados, a instituição proporciona aos indivíduos uma assistência completa e individualizada.
Entre em contato e saiba mais!